Bob Spitz ficou famoso por escrever a biografia dos Beatles. Tarefa que lhe tomou oito anos de dedicação. Quando terminou, tinha 50 anos, havia acabado de sair de um casamento de 14 e se envolver com uma namorada chata que mais parecia querer fugir dele. Como “tratamento” para a crise da meia idade resolveu cozinhar. Toda sexta-feira reunia em seu apartamento em Nova York um grupo de amigos para mostrar seus dotes culinários. O resultado? Sempre um horror. Ele até tinha boa vontade, dedicação, passava o dia todo na cozinha, comprava os melhores ingredientes. Mas a ideia de que simplesmente seguir receitas bastaria não funcionou muito.
Depois de mais um jantar fracassado e sem gosto _pior, muito criticado pela namorada_, resolveu partir para uma temporada de aprendizado por algumas das melhores cozinhas da França e da Itália (ai que inveja!). O resultado é o livro “Aprendiz de Cozinheiro”, que narra experiências que vão de cortar a pontinha de umas 60 mil vagens até aprender a fazer a omelete perfeita com Yannick Alléno, chef do três estrelas Le Maurice, de Paris. Comida clássica e mais sofisticada na França. Comida clássica e bem rústica na Itália. Passagens por restaurantes lendários como o Moulin des Mougins, em Mougins, e o Arpege, de Paris. E outras em escolas de cozinhas totalmente “engana turistas”.
O livro de Spitz conta histórias divertidas de viagens com a comida como protagonista. É uma delícia de literatura gastronômica, só que na visão de um homem, o que é bem engraçado. Em geral, os livros mais famosos e celebrados da literatura gastronômica foram escritos por mulheres.
Spitz tenta seguir a mesma linha na forma como descreve a comida, os sabores, as sensações, os lugares, os finais de tarde com pratos e vinhos perfeitos, os jantares de sonhos. Faz a gente ficar com fome, quase sentir os cheiros e os gostos, por váaarias vezes. Mas em todas elas também é mimado, reclamão, briguento. Demanda em cada lugar uma atenção especial que lhe acha por direito.
Quer ter privilégios frente aos demais alunos dos cursos. Se acha dono de um paladar e um conhecimento especiais. E, quando é tratado como igual, literalmente fica emburrado. Para as mulheres, portanto, além de ser um livro de gastronomia e viagens bacana, é também um aprendizado da mente masculina….
Aprendiz de Cozinheiro, de Bob Spitz, editora Zahar. R$ 39.
Nenhum comentário:
Postar um comentário