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terça-feira, 30 de novembro de 2010

Michelin 2011 - Portugal e Espanha

Ocorreu na última quinta-feira, a cerimônia de entrega das estrelas Michelin 2011 para Espanha e Portugal, no Hotel Maria Cristina, em San Sebastian, no País Basco.  Muitos dos chefs multi-estrelados da Espanha - Andoni Aduriz, Quique Dacosta (elegantíssimo, de terno e colete), Joan Roca, e o trio de ouro de San Sebastian: Juan Mari Arzak, Pedro Subijana, e Martin Berasategui estavam presentes ao acontecimento.

A grande novidade foram as não-novidades. Ou seja: as muito esperadas terceiras estrelas para os chefs Andoni Luís Aduriz (Mugaritz, San Sebastian) e Quique Dacosta (restaurante homônimo no Alicante) não vieram, como muitos esperavam. Isso quer dizer que na Península Ibérica os três estrelas continuam os mesmos e ninguém entrou pro clubinho de ouro composto de El Bulli, Arzak, Martin Berasategui, Akelare, Sant Pau, Can Fabes e El Celler de Can Roca.

Dani García, do Calima, que anda impressionando muita gente com o que sai de sua cozinha, foi de uma pra duas. Justíssimo. E logo os chefs todos davam brados de alegria e confraternização, e abraçavam Dani. Javier Torres, um dos dois gêmeos do Dos Cielos, excelente novo restaurante em Barcelona, celebrou, na mesma rodinha, a conquista da primeira estrela (na verdade trata-se de um dois ou até três estrelas, mas é novo então só por isso tem apenas a primeira....). Os gêmeos, como se sabe, têm um restaurante em São Paulo e outro no Rio, ambos chamados Eñe.

Portugal foi solenemente ignorado durante a festa - sequer citou-se quaisquer um de seus chefs - mas os observadores notaram que a grande - e triste - novidade foi a queda do Eleven, em Lisboa, que perdeu sua estrela.

Top Chef - 5 anos

Da Índia ao Oriente Médio, passando pela Jamaica, pela Rússia e pela América Latina, a culinária de quase todas as comunidades presentes nos bairros de Nova York está no menu do começo do quinto ano de "Top Chef".

O reality, que levou o Emmy neste ano, começa a temporada com 17 cozinheiros. A partir de hoje, o Sony exibirá toda semana dois episódios na sequência.

Na estreia, a Big Apple é homenageada num desafio que envolve, é claro, maçãs. Já no capítulo que vai ao ar na sequência, um ícone da cidade e clássico das comidas de rua será revisitado: o cachorro quente.

É então que tudo pode começar a azedar para os participantes: eles terão de servir um jantar para 50 chefs que se inscreveram e fizeram testes, mas não conseguiram entrar na atração.

Além disso, novas papilas gustativas chegarão para avaliar tudo na bancada de jurados: Toby Young, crítico e autor de "How to Lose Friends and Alienate People" (como perder amigos e alienar pessoas), se junta a Padma Lakshmi, Tom Colicchio e Gail Simmons.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cozinheiro aprendiz.

Bob Spitz ficou famoso por escrever a biografia dos Beatles. Tarefa que lhe tomou oito anos de dedicação. Quando terminou, tinha 50 anos, havia acabado de sair de um casamento de 14 e se envolver com uma namorada chata que mais parecia querer fugir dele. Como “tratamento” para a crise da meia idade resolveu cozinhar. Toda sexta-feira reunia em seu apartamento em Nova York um grupo de amigos para mostrar seus dotes culinários. O resultado? Sempre um horror. Ele até tinha boa vontade, dedicação, passava o dia todo na cozinha, comprava os melhores ingredientes. Mas a ideia de que simplesmente seguir receitas bastaria não funcionou muito.

Depois de mais um jantar fracassado e sem gosto _pior, muito criticado pela namorada_, resolveu partir para uma temporada de aprendizado por algumas das melhores cozinhas da França e da Itália (ai que inveja!). O resultado é o livro “Aprendiz de Cozinheiro”, que narra experiências que vão de cortar a pontinha de umas 60 mil vagens até aprender a fazer a omelete perfeita com Yannick Alléno, chef do três estrelas Le Maurice, de Paris. Comida clássica e mais sofisticada na França. Comida clássica e bem rústica na Itália. Passagens por restaurantes lendários como o Moulin des Mougins, em Mougins, e o Arpege, de Paris. E outras em escolas de cozinhas totalmente “engana turistas”.

O livro de Spitz conta histórias divertidas de viagens com a comida como protagonista. É uma delícia de literatura gastronômica, só que na visão de um homem, o que é bem engraçado. Em geral, os livros mais famosos e celebrados da literatura gastronômica foram escritos por mulheres.

 Spitz tenta seguir a mesma linha na forma como descreve a comida, os sabores, as sensações, os lugares, os finais de tarde com pratos e vinhos perfeitos, os jantares de sonhos. Faz a gente ficar com fome, quase sentir os cheiros e os gostos, por váaarias vezes. Mas em todas elas também é mimado, reclamão, briguento. Demanda em cada lugar uma atenção especial que lhe acha por direito.

Quer ter privilégios frente aos demais alunos dos cursos. Se acha dono de um paladar e um conhecimento especiais. E, quando é tratado como igual, literalmente fica emburrado. Para as mulheres, portanto, além de ser um livro de gastronomia e viagens bacana, é também um aprendizado da mente masculina….

Aprendiz de Cozinheiro, de Bob Spitz, editora Zahar. R$ 39.

Cozinheiro Chef

Aqueles que ainda não se inscreveram para o curso de extensão universitária Cozinheiro Chef Internacional do Senac terão chance até o dia 15/1/2011. O título, pioneiro na modalidade, já formou chefes renomados, como Rodrigo Martins, do Vino!, Paulo Barros, do Due Cuochi Cucina, Renata Cruz, do Amici e José Barattino, do Emiliano. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição As vagas são para o campus Santo Amaro, na capital paulista e para Campus Águas de São Pedro no interior.

Com carga horária de 800 horas, o curso oferece ao aluno conhecimentos das diversas áreas das cozinhas francesa, italiana, brasileira, mediterrânea, mexicana e asiática, além das influências culturais de cada localidade. “Nosso objetivo é oferecer um curso que estimule o trabalho em equipe, a criatividade e inovação e o relacionamento com o mercado”, explica Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso. “Essa proposta possibilita ao aluno uma atuação diferenciada no Brasil e no exterior”, complementa.

Criado a partir de uma parceria com o Culinary Institute of America, em 1994, o curso aborda disciplinas como higiene e segurança alimentar, ciência dos alimentos e nutrição, segurança no trabalho, planejamento técnico de cardápio, estrutura e organização de serviços de alimentação, habilidades básicas de cozinha, relações interpessoais no trabalho, panificação, confeitaria, cozinha fria, fluxo de mercadorias, estudo de bebidas, serviço de salão e organização de eventos.



Curso Cozinheiro Chefe Internacional
Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823, Santo Amaro
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/gastronomia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pêssego no palito.

Depois do sucesso de venda dos Fruttare Caseiro Morango e Banana, a Kibon lança mais um sabor delicioso para o verão: o de pêssego. Com generosos pedaços de fruta e toda a cremosidade do leite, os picolés caseiros possuem formato artesanal, como se tivessem sido feitos em casa mesmo.

“A linha Fruttare Caseiro deve continuar crescendo, apresentando mais uma opção para consumidores que buscam o sabor ea generosidade em ingredientes, como os alimentos feitos em casa.Toda a linha é perfeita como sobremesa após o almoço ou o lanche da tarde”, diz Cecília Dias, gerente de marketing de Fruttare.

O Fruttare Caseiro Pêssego já está disponível nos principais pontos de venda de todo o País ao preço sugerido de R$ 2,80 (regiões sul e sudeste); R$ 2,40 (nordeste) e R$ 2,90 (norte).

Receita do Dia.

A receita do dia hoje é da Chef Miau Caldas, e mostra como podemos também fazer comidinha com cara de chef em nossas casa e impressionar os nossos convidados. Sempre usando bons produtos.

Hoje, essa querida e competente chef está reformulando o cardápio do Pin-Up e se preparem pois muita coisa boa vem por aí.

Essa receitinha foi feita num almocinho em casa, e juntamente a outras está disponível no seu blog:  http://cozinhaecoisinhas.blogspot.com/


Linguine com molho pomodoro e tournedos com molho de vinho
Modo de preparo:
(Não coloquei as quantidades pois foi feito tudo a olho)

Linguine:

Cozinhe o linguine al dente.

Numa frigideira, coloque 2 col. de sopa de azeite de oliva, alho ralado . Refogue sem deixar o alho mto dourado. Desligue o folgo e acrescente folhas de manjericão e ramos de alecrim. Depois da massa cozida e escorrida, coloque o azeite com alho e ervas e misture bem, até encorporar a massa toda.

Molho pomodoro: (usei molho enlatado comum, preguiça!)

refogue o alho ralado no azeite, acrescente tomates cereja cortados em 4. De uma refogada. Acrescente o molho. Coloque uma col. de sobremesa de açúcar, pimenta do reino, sal. No final, acrescente parmesão ralado , manjericão e alecrim. Reserve.

Molho de vinho.

Coloque o molho de vinho tinto seca numa panela. Tempere com pimenta do reino, bacon, cenoura, cebolinho, alecrim, cebola, caldo de carne. Deixe reduzir . Coe o molho, acrescente água, engrosse com amido de milho.

Marine o tournedos no vinho tinto com sal e pimenta do reino. Grelhe numa frigideira bem quente.

Montagem:

Faça um ninho com a massa, coloque no prato. Disponha o tournedos ao lado do ninho. Coloque o molho pomodoro em cima da massa e o molho de vinho na carne.

Polvilhe parmesão , alecrim e manjericão na massa e sirva.

OBS.: Os molhos devem estar super quentes na hora de colocar no prato.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pornografia Gastrô.

Flagrante delícia, é a delícia evidente, o prazer ardente, o doce que se come ou se acabou de comer.

Leonor de Sousa Bastos frequentou entre 2001 e 2006 o curso de direito na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Porém, a cozinha, e em particular a pastelaria, chamou com mais força e entre 2006 e 2008 frequentou o curso de Técnica de Cozinha na Escola de Hotelaria da Universidade das Ilhas Baleares, tendo estagiado em 2007 no Restaurante Plat d’Or do Hotel Sheraton Arabella em Maiorca.

A sua formação prosseguiu com uma pós-graduação em Alta-Cozinha, em 2009, na Escola de Hotelaria das ilhas Baleares e ainda com um curso de Chocolate no Espai Sucre em Barcelona.

Em Abril de 2008 começou a partilhar as suas sobremesas e um pouco dos seus dias, com as lindíssimas fotos de Miguel Coelho, no blog Flagrante Delícia, que tem uma versão em português e outra em inglês. Um blog que nos deixa de água na boca, além de receitas incríveis. Hoje seu blog é considerado como "pura pornografia gastronômica" pela crítica especializada.

Insect food

A cigarra faz parte da culinária do México e do Vietnã, assada ou frita. O cupim refogado ao curry pode ser provado na Índia. Os grilos são saboreados na África. E até mesmo em Nova York, existem menus gourmets com as iguarias. No Brasil, a farofa de iça (a formiga tanajura) é servida no interior. No Sesc de São Paulo, um curso sobre sabores asiáticos também inclui a degustação de insetos.

Seu estômago ainda está revirado? Pois superar este tabu pode abrir novas possibilidades para o seu paladar, segundo o chef americano Phil Ross, que criou o cardápio de insetos no restaurante Brooklyn Kitchen. “Quando as pessoas provam, percebem que é realmente bom”, disse ao New York Times.

Além de serem comercializados a granel em armazéns, os insetos também estão em doces e salgadinho, vendidos pela internet. A HotLix oferece pirulitos de verme e até mesmo gafanhotos tostados, que podem ganhar sabor bacon. A Fluker, além de comercializar os animais vivos, tem insetos com cobertura de chocolate e uma espécie de barata para ser degustada frita. A Edible vende tarântulas e doces de escorpiões.

E aí? Você encara?

O novo hit dos doces.

O cupcake está com os dias contados. É o que diz o jornal inglês The Times, que com o título “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”, sentencia a morte de um dos doces mais populares de hoje em dia. O whoopie, tradicionalmente feito pelos colonos Amish na Pensilvânia, nos Estados Unidos, estaria desbancando os cupcakes nas delicatessens.

Na clássica receita de whoopie, a massa é de chocolate com recheio de creme de marshmallow. Mas o doce pode ser encontrado em diferentes versões: com sabores como baunilha, ou abóbora. E ainda decorados.

Embora a guloseima seja americana, nem mesmo em Nova York ela era popular. Algo que começou a mudar no ano passado. Diversos cafés da cidade lançadores de tendências começaram a oferecer as tortas em seus cardápios. “Apareceram até mesmo na Magnolia Bakery, o que ajudou a transformar os cupcakes em mania nacional depois que a loja foi exibida em ‘Sex and the City’, escreveu o New York Times em 2009.

E você? Vai aderir a essa moda?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chocolate por Niemeyer

Q eleva a barra de chocolate a novos patamares de gastronomia. A confecção uniu o sabor rico dos melhores grãos de cacau do Brasil e as curvas tão sensuais de Oscar Niemeyer.

Q foi inventada por Samantha Aquim, chef e diretor da divisão de chocolate no negócio de sua família, restaurante e buffet de mesmo nome. Depois de estudar com o famoso chocolatier Thierry Alain, em Paris, ela visitou fazendas de cacau na Bahia, com um desejo de explorar "as possibilidades mágicas do grão de cacau perfeito." Aquim usou um meticuloso processo de fermentação, sem adição de outros ingredientes e aromas para desenhar as suas características primas.

O produto final é uma peça de arquitetura comestíveil, que é 77% de cacau. Como um guia para a sua complexidade, Q vem com sete mistura do chocolate com diferentes níveis de intensidade e suavidade. Além de uma embalagem luxuosa. Um ótimo presente de Natal para chocólatras ou apenas para impressionar.

Churrasco de grife.

Tantas coisas top se reúnem em Barbecoa, um dos mais novos restaurantes de Londres, que seria um escândalo muito se ele não teve êxito.Basta considerar os ingredientes deste refúgio para o churrasco: Primeiro o maior produto de exportação da Grã-Bretanha no setor de alimentos, o chef Jamie Oliver. Combine-o com o homem que sabe tudo sobre churrasco, o chef americano Adam Perry.

Misture as melhores ferramentas de preparação de carnes de todo o mundo, as grades Robata japonesas, fogueiras, defumadores texanos e forno tandoor indianos. Adicione um açougue na casa que oferece todas as partes do animal e não apenas para o restaurante, mas para o público a comprar.

Enrole tudo isto em um estilo ousado do designer de interior e polvilhe levemente com uma fantástica vista da Catedral de St. Paul's. Além disso, os preços, serviço e qualidade dos alimentos excedem as expectativas, por isso tem que ser parada certa na sua próxima visita à Londres.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Y1 by Illy.

Y1, máquina de café Illy é o mais recente lançamento da companhia italiana. Foi resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento liderado por Carlo Bach, diretor de arte da illycaffè, juntamente com a empresa MM Design. Feita de olho na chamada "Geração Y", o seu design inovador e atraente compacto oculta todos os seus componentes dentro da base pequena, que serve como armazenamento de xícaras. Materiais, tais como vidro, alumínio e aço inoxidável, não só conferem qualidade, mas também são recicláveis.

É claro que design inteligente é apenas tão bom quanto o sabor do café que produz, que Illy do método Iperespresso no sistema de cápsula. A partir de cinco patentes e desenvolvido para permitir a extração ótima de aromas de café, o sistema também faz a aveludada, necessária e duradoura "crema".

O Y1 vende linha da Illy pelo preço inicial de U $ 125 ou 160 € na Europa. #sonhodeconsumo.

Rio de Oro.

Reduto de boa gastronomia no Rio de Janeiro, o Jardim Botânico acaba de receber o restaurante Oro, do chef Felipe Bronze.Com dez anos de carreira, Felipe aposta numa cozinha brasileira elaborada com técnicas de vanguarda para a nova casa.O cardápio é dividido em petiscos, pratos principais, opções para degustação e sobremesas.

Para abrir o apetite, uma das sugestões é o profiterole de queijo do Brasil com farofinha de licuri caramelizado. Um dos pratos servidos em tamanho degustação é o açaí com bananas e “farofa” de foie gras.

A cozinha permite que o comensal crie seu próprio menu-degustação. Pratos como o porquinho de leite com pérolas de maçã caramelada; a costela de boi com aligot do sertão, feito com cará e queijo coalho, e o espaguete à carbonara, finalizado com presunto belota e ovo caipira cozido lentamente, são servidos em porções maiores.

A ala das sobremesas apresenta opções para serem compartilhadas como Tudo Caramelo e Tudo Chocolate, que são seis variações para esses ingredientes. Elas têm seu auge com as finalizações, realizadas à mesa com nitrogênio líquido, que transforma cremes em deliciosos sabores.

Oro
R. Frei Leandro, 20, Jardim Botânico (Rio de Janeiro)
Tel.: (21) 2266-7591

Snacks de montão!

Pense nos seus snacks favoritos, todos juntos em um único pacotinho, no tamanho perfeito para matar a vontade de todos. Isso existe e é o 'De Montão', lançamento da PepsiCo, que este mês chega aos pontos de venda de todo o País.

De Montão reúne três favoritos do público jovem brasileiro em uma mesma embalagem: Ruffles, Doritos e Baconzitos. Por meio de uma linha de produção exclusiva, que recebeu investimentos de aproximadamente US$ 2 milhões, os snacks são distribuídos e adicionados às embalagens proporcionalmente. Seu pacote, que possui tamanho diferenciado dos tradicionais, oferece uma quantidade ideal de produto (75 gramas por pacote) a um preço sugerido de R$ 1,99.

De Montão já é sucesso na região Sudeste do País, onde pode ser encontrado desde março de 2010, superando as expectativas de vendas em 22%, no acumulado do ano. O produto também é sucesso em outros países da América Latina onde já é comercializado. Parte do sucesso se deve a uma recente tendência de consumo mundial segundo a qual consumidores apreciam cada vez mais o mix de alimentos com sabores diferentes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Summer by Moët & Chandon

Champagne com gelo é uma heresia? Conversa.

A Moët & Chandon mostra que isso é bobagem lançando um novo rótulo, o Ice Imperial. Criado para as pessoas elegantes que nem sonham em dispensar esse néctar independentemente de clima ou de como vai ser bebido.

A nova bossa é para ser bebido além de geladíssimo, com muito gelo e em copos de vinho branco e é uma mistura de Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay tendo um sabor que sugere frutas tropicais como manga e goiaba, frutas vermelhas, menta e especiarias doces como o alcaçuz. 

Chega no Brasil durante o alto verão.

Tempero no Forte 2010.

O Festival Tempero no Forte chega a sua 5ª edição. No dia 28 de outubro foi apresentado oficialmente o Festival e lançado o site 2010 no Sobrado da Vila, na Praia do Forte.

O evento também contará com o II Festival de Arte e Cultura e reunirá chefs de todo Brasil e a anfitriã, chef Tereza Paim. O festival terá como tema “A Pimenta: Aromas e Sabores” e, como não poderia ser diferente, o ingrediente principal dos pratos apresentados será própria pimenta.

Daqui de Recife, teremos os grandes Duca Lapenda e Joca Pontes, apimentando as terras baianas com os sabores pernambucanos.

O Festival Tempero no Forte acontece de 25 de novembro a 5 de dezembro. Mais informações no site www.temperonoforte.com.br.

Massa especial

Está nos pequenos detalhes o segredo da alta qualidade dos produtos da De Cecco, trazidos ao Brasil pela importadora Max Brands. As massas são preparadas com a parte nobre do grânulo duro, grãos grossos e sem adição de farinha, garantindo um macarrão consistente, que não quebra durante o cozimento.

 
A água utilizada para dar liga ao macarrão chega diretamente de uma nascente, a uma temperatura constante de 8º graus. O processo de secagem é lento, para garantir uma maior durabilidade à massa. Com peças de bronze que promovem uma rugosidade que aumenta a aderência do molho, a De Cecco produz massas de cortes variados, como o tradicional spaghetti e os refinados Pappardelle e Conchiglioni Rigate.

 
Passados mais de 110 anos desde a sua fundação, a De Cecco mantém a tradição e o zelo na preparação de seus produtos. As massas não são mais elaboradas em um moinho de pedra, como no surgimento da empresa, mas ainda conservam a tradição da culinária italiana, uma das mais apreciadas em todo o mundo. Com o mesmo capricho, a De Cecco ainda produz azeites, molhos, polenta instantânea e farinha.
 
Eu uso e recomendo!

Expô de vinhos em São Francisco

O famoso museu de arte moderna MoMA (de São Francisco) - que tem sede em várias cidades importantes no mundo - abriu nesta semana a exposição How Wine Became Modern: Design + Wine 1976 to Now.

A mostra inédita, organizada pelo curador de Arquitetura e Design do museu, Henry Urbach, pretende colocar o vinho e tudo o que o diz respeito como um elemento de ligação entre o fim do século 20 e o novo e como um elemento conectado à sociedade moderna.

"De certa forma, tornou-se parte da modernidade quando passou a criar sua própria representação, juntando-se a outras manifestações da cultura", comenta Urbach. Segundo o curador, a bebida é nosso derradeiro vínculo com um produto real e natural, fincado no lugar de onde vem, contra o mundo baseado em experiências virtuais.

Na exposição, os visitantes têm à disposição salas em que os visitantes experimentam as sensações do vinho, como sabor e aroma, ainda que se dê mais destaque para a abordagem estética do assunto, com maquetes das vinícolas, os rótulos artísticos e o design.

Se estiver indo para lá, não perca!


 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Picuí 21 anos

Em comemoração da chegada a maioridade do restaurante Picuí, em Maceió, o chef Wanderson Medeiros é quem dá o presente. No dia 24, ele recebe em sua cozinha cinco chefs para ajudá-lo a preparar um jantar beneficente.

O menu será composto por criações de Renata Cruz (Amici - SP), Guga Rocha (chef consultor - SP), André Falcão (La Pasta Galleria - PE), Michelle Welcker (chef consultora - AL) e Jonatas Moreira (Akuaba - AL).

O evento será dividido em duas partes. No início, o público participará de um coquetel no piso térreo da casa, inspirado nos anos 20. No meio da noite, as portas para o salão principal serão abertas e os convidados provam as delícias preparadas pelos chefs.

Com esse time, indiscutivelmente a noite será incrível.

Toda a renda arrecadada nesta noite será revertida para o Lar Batista Marculina Magalhães e para o Lar Bom Samaritano Pastor Tavares. Os convites custam R$ 120, por pessoa e os lugares são limitados a 130 pessoas. Informações e vendas no próprio restaurante ou pelo telefone (82) 3223-8080.
Picuí
Avenida da Paz, 1140, Jaraguá, Maceió, AL, (82) 3223-8080;

Belvedere Grapefruit

A Belvedere, marca polonesa de vodcas premium, lançou a Belvedere Pink Grapefruit, bebida macerada com a fruta que é conhecida no Brasil como toranja.

Feita com água de poços artesianos e centeio da cidade Dankowskie, na Polônia, a vodca é filtrada em carvão duas vezes e tem 40% de teor alcoólico.

Sem data definida para chegada por aqui, a bebida só estará disponível no mercado americano ou no Duty Free do Brasil.

www.belvederevodka.com

Receita do Dia: Risoto de camarão com emulsão de coentro.

A receita de hoje é pura arte do nosso amigo Kiko Selva do It. Um delicioso risoto de camarão. Façam Já. Dá para 4 porções.

600 g de arroz Arborio
700 g de camarão limpo e descascado
300 g de queijo parmesão
1,6 litro de caldo de camarão fresco
150 ml de creme de leite fresco
100 ml de vinho branco seco
100 ml de leite integral
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de açafrão
1 cebola grande picada
1 maço de coentro
1 cebolinha verde
pimenta-do-reino branca



1 Refogue a cebola até ficar translúcida, acrescente o arroz Arborio e deixe refogar um pouco. 2 Deglace com o vinho branco. 3 Mexa sempre e adicione, aos poucos, o caldo de camarão. 4 Acerte o sal, a pimenta e coloque o açafrão. 5 Acrescente o creme de leite e mexa bem. 6 Em outra panela, grelhe os camarões e corte-os em cubos; reserve alguns para decoração. 7 Quando o arroz estiver quase no ponto al dente, coloque o queijo parmesão, acrescente os cubos de camarão e finalize com a manteiga.


Emulsão de coentro

1 Bata em mixer o creme de leite, as folhas de coentro e um pouco de leite. 2 Acerte o sal e a pimenta e emulsione com o mixer. DICA DO CHEF: ACRESCENTE AS FOLHAS DE COENTRO AOS POUCOS PARA CONTROLAR A SUAVIDADE DA EMULSÃO.


Montagem

1 Em um prato fundo, coloque no centro a porção do risoto e decore com os camarões reservados. 2 Salpique a cebolinha e, ao redor, disponha a emulsão de coentro.


Receita do chef Kiko Selva, do restaurante It, Recife, PE.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

100x Carlota.

A chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota, acaba de lançar seu sexto livro, o Dez x 10 – 100 receitas para comer de joelhos, pela editora Leya.

Carla dividiu o livro em dez capítulos diferentes, como Soup or Salad?, Étnicos ou Pecado e, em cada seção, dá dez receitas incríveis, como as cestinhas crocantes de frango thai ou o robalo com molho putanesca e polenta cremosa.

Escolhidas pela própria Carla, as receitas são modernas, agradam a todos os gostos e são fáceis e rápidas de fazer. O livro Dez x 10 está  àvenda nas grandes livrarias.

Valrhona Brasileiro

A marca francesa de chocolates premium Valrhona apresentou ontem na loja-conceito da Alameda Lorena o Macaé Pur Brésil, primeiro produto feito com cacau brasileiro de origem baiana.

Foram sete anos de pesquisas até encontrar a matéria-prima ideal e chegar ao produto, que tem 62% de cacau em sua composição. O Macaé pode ser encontrado em tabletes de degustação de 20g ou pacotes de 3kg, especiais para a confecção de doces e sobremesas.


Valrhona Chocolate Lounge
Al. Lorena, 1818, São Paulo
Tel. 11 3068 8899

Tabasco Edição Especial.

A Tabasco está lançando neste fim de ano um kit especial com cinco pimentas. O jogo chega às lojas em edição limitada de duas mil unidades.

O kit traz cinco sabores diferentes elencados em ordem de ardência em um display de plástico, sugestão para as mesas.

Os sabores disponíveis na embalagem são o Tabasco Verde (pimenta jalapeño verde), Alho (combinação de pimentas e alho), Chipotle (jalapeño vermelho defumada), Original (pimenta tabasco envelhecida) e Habanero (habanero com leve sabor frutado).

O kit custa R$ 49,90.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Veuve Clicquot: seleção especial

A cave da Maison Veuve Clicquot pode muito bem ser comparada a uma sala do tesouro. De tempos em tempos, as suas riquezas da viúva Clicquot são repartidas com o resto do mundo. É o que acontece agora. A maison traz para o Brasil a coleção Veuve Clicquot Cave Privée com vintages brut e rosé, além de opções no tamanho magnum.

A maison traz para o Brasil uma coleção de safras raras e  selecionou quatro anos excepcionais: 1978, 1980, 1989 e 1990. Cada uma das garrafas é numerada individualmente. Veja as opções:


- Veuve Clicquot Cave Privée Brut 1980 Magnum 1,5l

- Veuve Clicquot Cave Privée Brut 1990 Magnum 1,5l

- Veuve Clicquot Cave Privée Brut 1980 Garrafa 750ml

- Veuve Clicquot Cave Privée Brut 1990 Garrafa 750ml

- Veuve Clicquot Cave Privée Rosé 1978 Garrafa 750ml

- Veuve Clicquot Cave Privée Rosé 1989 Garrafa 750ml


A maison traz para o Brasil uma coleção de safras raras. O conjunto completo está avaliado em R$15mil, mas as safras podem ser adquiridas separadamente. Os champanhes dessa coleção têm processos de dégorgement e dosagem de acordo com a safra e tamanho da garrafa.

O período de envelhecimento de um vintage pode chegar a 20 anos. Os vintage blanc são produzidos a partir de 60% pinot noir, 7% pinot meunier e 33% chardonnay. Complexidade aromática e textura são marcas desses champanhes. Já os vintage rose têm a mesma composição de uvas, mas recebem vinho tinto pinot noir, do vinhedo Bouzy. Complexo, apresenta excelente estrutura e bom potencial de guarda – seu auge pode durar décadas.


SAC Veuve Clicquot: 11 3062 8388

Fasano dá start na temporada das trufas brancas.

Já começou a temporada da trufa branca no restaurante Fasano em São Paulo. O Tartufo Bianco D’Alba é uma das maiores raridades da gastronomia mundial. O chef Salvatore Loi preparou um menu especial com entradas e pratos principais.

Encontradas na Itália somente nesta época do ano, as trufas chegaram nesta semana ao Fasano e serão servidas entre os meses novembro e dezembro. Essa importação especial é feita todos os anos.

Não deixe de conferir as entradas: carpaccio di manzo com scaglie di grana e tartufo, costini di pane com uova e tartufo e tartare di manzo com tartufo. Como prato principal serão servidos: capelli d’angelo al burro com tartufo, ravioloni com uova e tartufo, gnocchi di patate al burro e tartufo, risotto alla parmigiana con tartufo e pernice con risotto e tartufo.

Para harmonizar, o restaurante sugere os vinhos italianos: Dolcetto D`Alba dei Grassi DOC 2008 (Elio Grasso – Piemonte), Nebbiolo Surisjvan DOC 2003 (Icardi – Piemonte) e Barolo DOCG 2004 (Gianni Gagliardo – Piemonte). E os franceses: Savigny les Beaune les Gollardes 2007 (Domaine Chassornay – Borgonha), Gevrey Chambertin Mes Cinq Terroir 2005 (Denis Mortet – Bogonha), Clos-Vougeot Grand Cru Vieille Vignes 2001 (Dominique Laurent – Borgonha) e Bonnes Mares Grand Cru 2005 (Pierre André – Borgonha).


Restaurante Fasano
R. Vittorio Fasano, 88, São Paulo
Tel. 11 3062 4000

Absolut Glimmer

Pela primeira vez em sua história, a marca altera o acabamento do vidro de sua garrafa, tornando-a ainda mais excepcional e desejada. O final de ano está chegando e com ele a tão esperada edição limitada de ABSOLUT, que já virou febre entre os colecionadores e adoradores da marca.

Para trazer energia e brilho às festas e baladas de encerramento de 2010, ABSOLUT inova mais uma vez e lança no Brasil, a partir de novembro, uma edição que já chega marcando a história do produto: ABSOLUT Glimmer. Pela primeira vez a garrafa possui um redesign no acabamento do vidro, com elementos esculpidos ao redor do seu corpo.

Para o Brasil, um dos países escolhidos para o lançamento, foi produzida uma quantidade limitada de apenas 20 mil unidades dessa garrafa.

Pela primeira vez a garrafa sofreu uma intervenção no próprio vidro que teve seu acabamento esculpidos ao redor do seu corpo. ABSOLUT GLIMMER será comercializada, em todo o País, por um preço médio de R$ 69.90.

Olha só que campanha incrível:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Miolo on the beach.

Durante todo este verão, a vinícola gaúcha Miolo invade as principais praias de Florianópolis com uma frota exclusiva de carrinhos climatizados com os vinhos da linha Terranova, produzidos no Vale do São Francisco.

Ao preço de 10 reais a garrafinha de 250 ml, serão vendidos os espumantes nas versões Brut e Moscatel. A novidade promete agradar em cheio aos enófilos que estarão curtindo as férias na bela orla da capital catarinense. A iniciativa também se estende aos 60 quiosques instalados nas areias do litoral norte gaúcho, entre as cidades de Tramandaí e Torres.

Segundo o departamento de Marketing da vinícola, a iniciativa deve resultar na venda de 250.000 garrafas até o final da estação.

Pernambucanos também merecem. Concordam?

100 anos de União.

A União está completando 100 anos e a comemoração vai ser uma delícia! Eles prepararam um livro lindão, com 100 receitas daquelas de fazer a família toda elogiar. Elas foram escolhidas com bastante carinho e resgatam memórias muito queridas da história da União– mas, claro, também rolam várias receitinhas inéditas porque todos gostamos de novidades, né?


Para conseguir um é fácil: junte os códigos de barras de dois produtos União diferentes, e com mais R$ 9,99 o livro é seu. Basta trocar com uma revendedora Avon.

A festa vai começar e você é parte dessa história.
 
Para saber mais: http://www.ciauniao.com.br/

Receita do dia.

Cheesecake falso com calda de amora
Por prazeres da mesa


4 porções


500 g de cream cheese

400 g de frutas vermelhas

180 g de açúcar

200 ml de creme de leite fresco

10 ml de baunilha

1 Na batedeira, junte o cream cheese com o creme de leite, 100 g do açúcar e a baunilha; bata até formar um creme leve e uniforme. 2 Disponha em uma travessa e leve ao congelador por, no mínimo, 2 horas. 3 Ferva as frutas, os 80 g restantes de açúcar, e deixe até formar uma calda; se necessário, acrescente mais açúcar. 4 Sirva o creme gelado, com a calda por cima.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Kazaar by Nespresso.

A Nespresso  lançou o Kazaar, sua série limitada de 2010. O seu blend consiste em mais de 70% de grãos de café robusta (parte proveniente da Guatemala, parte do Espírito Santo), "amaciados" com arábica do Cerrado.

Na família dos cafés Nespresso este é o mais intenso - trata-se de um "café 12" na paleta de potência da marca. É o único a alcançar esse lugar na escala. O desafio foi acabar com o estigma de que o robusta é ruim e fazer um café de qualidade com um tipo de grão considerado inferior.

Robusta se chama assim por ser muito resistente a intempéries e, portanto, mais simples de cultivar, mas tem qualidade inferior se comparado ao arábica, e amargor excessivo. No nariz aparecem notas iniciais de carne defumada, um tostado intermitente e seco. À boca, o café tem vigor, corpo e amargor, desenvolvido no processo de torra. Você encontra o Kazaar com exclusividade no A&A.

Payard, agora só padaria!

A nova padaria de François Payard, em Nova York, em nada lembra o ambiente opulento da extinta Payard Patisserie e Bistrot. O pâtissier francês encerrou os 12 anos de atividade de sua loja mais sofisticada, no ano passado, para abrir uma padaria de estilo simples e ambiente informal, em sociedade com o restaurateur Marlon Berla.

Na nova loja a cozinha envidraçada permite ver os padeiros em ação e saber a hora exata em que novas fornadas de croissant saem do forno - ritual repetido várias vezes ao dia.

Junto com a boa variedade de pães, pain au chocolat, beignets, brioches, a padaria serve sanduíches, quiches, saladas e coloca à disposição dos clientes os doces responsáveis pelo prestígio do chef. "Depois de tanto tempo ainda acho muito excitante experimentar e criar novas sobremesas. Aqui na FPB, recomendo especialmente o gâteau basque (bolo basco), vendido em fatia ou inteiro. Fiz uma releitura da receita original", diz Payard.

Além dos Estados Unidos, a grife Payard tem lojas no Japão e na Coreia - nesses países o sabor e a textura de algumas receitas são mudadas levemente para agradar o paladar local. Por enquanto não há planos de abrir uma nova loja no Brasil. O objetivo é fortalecer a marca em Nova York, para então levar a padaria a outros países.


François Payard Bakery
116 West Houston Street, Nova York, NY
Tel.: 00/xx/1/212-995-088

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Punta del Este F&W Festival.


















Considerada o balneário mais luxuoso da América do Sul, Punta del Este recebe turistas de todo o mundo e figuras do jet set latino em busca de praia, sol e badalação.
Aproveitando-se deste posicionamento privilegiado entre as classes abastadas, a cidade visa agora se firmar como destino gastronômico.

O Food & Wine Festival 2010, que acontece nos dias 6,13, 20 e 27 de novembro, marca o ingresso do Uruguai no circuito internacional de eventos de alta gastronomia, equiparando-se ao Aspen Food & Wine Classic e ao South Beach Wine and Food Festival, de Miami.

A agenda do festival uruguaio prevê quatro encontros com chefs renomados que vão apresentar criações elaboradas com produtos locais, além de vinhos produzidos na região.

Francis Mallmann (Garzón), Toshio Tomita (Nobu, NY), Paul Liebrandt (Corton, NY) e Roberta Sudbrack (RS Restaurante) são alguns dos chefs convidados para o evento.

Os convites custam de USD 75 a USD 120 e podem ser adquiridos pelo telefone 00 598 2706 7000 ou pelo e-mail tickets@puntafoodandwine.com.
 

Beaujolais Nouveau 2010 chega dia 18.
























Nas mãos de um produtor competente, o Beaujolais Nouveau pode ser um vinho muito agradável e frutado, com um aroma de frutas vermelhas, como cereja e cassis. Possuem mais estrutura e harmonia do que os maus Beaujolais, que algumas vezes são criticados por seu desequilíbrio, falta de concentração e acidez excessiva. É um vinho alegre e macio, delicioso para tomar acompanhando aperitivos, frios e salsichão.

Um grande produtor deste tipo de vinho é Joseph Drouhin, que, catorze anos consecutivos, tem sido consistentemente considerado o grande vencedor de todas as degustações organizadas pela imprensa especializada no Brasil.  A qualidade dos Beaujolais Nouveau 2010 está excelente, com grande concentração e uma coloração púrpura profunda, mas sem deixar de ser macio e deliciosamente frutado. Cheios de frescor, são vinhos repletos de aromas intensos de frutas vermelhas e tropicais.

Este ano, os vinhos estão especialmente sedosos e aveludados, com um caráter redondo, rico e generoso, e são uma delícia acompanhando seus frios preferidos. E, é claro, além do sabor e frescor do Beaujolais, o grande charme está na festa — tradição que começou no início do século passado nos bistrôs, restaurantes e brasseries de Lyon, e que hoje acontece simultaneamente no mundo inteiro. A partir do dia 18 estará disponível no Brasil pela importadora Mistral.

Concha y Toro & Manchester United






A Concha y Toro, principal produtor e exportador de vinhos Premium da América Latina, se tornará a marca oficial de vinhos do time de futebol Manchester United. O acordo visa a aumentar ainda mais a presença da Concha y Toro e de suas marcas em todo o mundo, com um foco especial em mercados chave, como Ásia, América Latina, Leste Europeu e países nórdicos.

Com a parceria com o Manchester United, a gigante chilena pretende fortalecer sua imagem mundialmente, com especial foco em mercados como a Ásia, América Latina, Europa oriental e ocidental.

Entre os benefícios que a Concha y Toro terá com a parceria, está a publicidade digital no estádio Old Trafford durante o televisionamento dos jogos para todo o mundo, além de publicidade conjunta das marcas. Os chilenos ainda poderão colocar seus vinhos nos lounges e bares do estádio. Ainda vão poder levar convidados "vips" para os jogos do time inglês.


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Skol 360º - A surpresa de 2010




A Ambev lançou este mês em São Paulo a Skol 360º, principal aposta e investimento da companhia nos últimos anos. A novidade foi desenvolvida após três anos de pesquisas e traz para o consumidor um novo produto que atende a um apelo antigo de parcela do público cervejeiro: um líquido que não estufa e que não empanturra.


Líder no Brasil há mais de dez anos, a Skol revolucionou o mercado de cervejas introduzindo as principais inovações do setor e dá novamente um passo à frente para atender a todos os gostos dos consumidores.

Por enquanto, a cerveja chega a São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba e região do Vale do Paraíba após o bom desempenho do projeto piloto em Brasília e Goiás, no primeiro semestre deste ano. O consumidor poderá encontrar a Skol 360° em supermercados e bares nas versões lata (350 ml), latão (473 ml), garrafa (600 ml) e 1 litro.


Assista abaixo o vídeo hilário:





Restaurant Week começa amanhã no A&A.


Os restaurantes participantes oferecerão menus com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 31,00 no almoço e R$ 41,00 no jantar, já inclusos R$ 2,00 para a O Programa Delícias da Comunidade. A 3ª. edição do Recife Restaurant Week, que acontece entre 15 e 28 de Novembro, será mais uma oportunidade para os apreciadores da boa gastronomia degustarem excelentes opções de menus de renomados restaurantes, em diversas regiões da cidade. Mas no Afonso&Anísio a experiência começa já no dia 9 de Novembro.


Esta edição conta com as sugestões de harmonização de coquetéis Martini com os menus dos restaurantes. O evento Recife Restaurant Week conta ainda com o patrocínio da Mastercard, co-patrocínio da Sodexo, apoio da Burn, além dos apoios instucionais da Abrasel, Empetur, Fundação Gilberto Freiyre, Trade Turístico de Pernambuco e Prefeitura de Recife.


O menu foi criado pensando na cozinha comfort food, extremamente saborosa e com gostinho de comida da infância.


Entrada: Mil folhas de tomate e cram cheese ao molho pesto

Principal: Picadinho de filé aos cogumelos e gratin dauphinois

Sobremesas: chocolate, chocolate e chocolate (biscoito, mousse e calda)

sábado, 6 de novembro de 2010

Afonso & Anísio celebra aniversário - FolhaPE




Com reforma, casa reposiciona menu e passa a abrir para almoço



VANESSA LINS



Às vésperas de completar um ano de funcionamento, o Afonso & Anísio mudou. As mudanças começaram há alguns meses com o reposicionamento do cardápio - com a faixa de preço nivelada a um padrão menos ostensivo - e culminou com uma reforma rápida da casa e abertura para o almoço. Bem intencionado, e batalhador, o chef proprietário da casa, Armando Pugliesi, está sempre de ouvidos abertos para lapidar o potencial bruto do seu estabelecimento. O esforço tem dado certo.



O salão de entrada ganhou o vermelho carmim do ambiente principal, um fumódromo no formato de uma caixinha e mais mesas. Mais agradável que a antiga parede tom pastel sobreposta por tecidos transparentes. No cardápio, a grande novidade é mesmo o enxutíssimo menu de almoço, que funciona se segunda a sexta, a partir do meio-dia. Nesse início, oferta apenas quatro pratos principais salgados a preços bacanas que vão de R$ 15 a R$ 19. A intenção, segundo o cozinheiro, é ampliar, substituir, adaptar, à medida em que a clientela se estabeleça e mostre seu perfil. Aliás, o Afonso é uma das pouquíssimas casas da Capitão Re­belinho a abrir para o horário diurno. Na mesma rua, apenas o Ça Va e o Mingus, além do bar Fiteiro, preenchem a lacuna.



E nesse começo, o entrecôte é um dos melhores, montado com generoso corte de contrafilé servido com um molho (mostarda escura ou queijo) mais batata frita. Opções caseiras completam a lista: arroz de costela de porco, temperado no próprio caldo e servido com barbecue, picadinho de filé servido com arroz, feijão e farofa de banana, e o espaguete ao molho de tomate, combinado com mozarela de búfala e marinado no balsâmico.



Mais inclusões da categoria de sobremesas. De perder as estribeiras da balança é o bolinho branco de coco com calda de laranja - receita de família de Ar­mando - e certamente a melhor pedida açucarada do restaurante. É um mimo delicado de repetir. Servida em uma bomboniere de vidro trabalhado, o petit gâteau de doce de leite passou por reformulação e em vez de vir acompanhado do sorvete de nata, agora faz par com sorvete de banana caramelada. Mais. Tem Krym de leite, montado com ameixas flambadas e suspiro em tacinha de drinque.



SERVIÇO
Afonso & Anísio - Rua Capitão Rebelinho, 734, Pina.
Funciona­mento: segunda a sexta, das 12h às 15h, e de terça a sábado das 19h a 1h.
Informações: 2123.2777

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Blog Roberta Malta




A querida jornalista e blogueira Roberta Malta na sua última visita ao Estado, escolheu várias comidinhas que quer comer de novo e algumas do Afonso&Anísio foram escolhidas.

Maille, limited edition.


Com apenas 500 unidades, chegou ao Brasil a edição limitada da mostarda Maille de Côco e Especiarias. Uma novidade exclusiva que combina o tradicional sabor da mostarda de Dijon com um toque de coco e especiarias.

O resultado é um sabor único e ainda mais marcante aos pratos. Exclusiva na quantidade e no sabor, a Maille Coco et épices Colombo é indicada para o consumo com cordeiro, porco, aves, peixes, legumes, carne de vitela e saladas exóticas, deixando as receitas muito mais apetitosas.

Alguns dos sabores exclusivos que a Boutique Maille oferece aos seus visitantes surpreendem até os mais gourmets: Pétalas de violeta com brotos de rabanete, Tomate com Alho, Frutas Vermelhas, Cognac, etc. O mercado nacional recebe todo ano em edição limitada uma mostarda exclusiva da Boutique. O objetivo da Maille é “enfeitar” as festas de Natal com um sabor diferente e inusitado. Em 2009, alguns brasileiros experimentaram a mostarda de Cognac.

WOW em Recife.




O grupo Licínio Dias vai realizar semana que vem, pela primeira vez o WOW - Wines of the World, um evento que promete ser a maior prova de vinhos do Nordeste.

Serão apresentados vinhos dos produtores Alta Vista, Bacalhôa, Dow's, Emilio Moro, Tarapacá, Herdade do Esporão, Muga, Herdade dos Grous, Quinta do Crasto, Chateau Mont-Redon, Ramos Pinto, Ruffino e Rapariga da Quinta.

Comprando um ingresso (R$ 100), os participantes ganharão 20% de desconto no valor de tabela para as compras de qualquer vinho das marcas presentes, sem limite de quantidade. A promoção será válida por sete dias após o evento.

Serviço
WOW - Wines of the World - JCPM Trade Center, 10 de novembro, das 17h às 21h. Informações e vendas: (81) 3221.7277 / 9602.0887.