O sal, simples sal branco recebido pelos soldados romanos por suas proezas nos campos de batalha – daí a expressão salário – sofisticou-se. Hoje, além de outros sais naturais descobertos mundo afora – negro, vermelho, rosa, marrom e outros – há um grande número de sais aromatizados: com trufas, ervas, pimentas, cogumelos, cacau, baunilha e até com vinho, fazendo a festa de chefs profissionais e amadores. Destaco aqui os sais considerados os mais exóticos e interessantes do mundo.
1. Flor de sal de Guérande - Colhido após se cristalizar na superfície das salinas dessa região ao Sul da Bretanha, na França, é o sal mais famoso de todos, conhecido pela finesse de seu sabor.
2. Sal negro do Havaí - Procede da ilha de Molokai e deve sua cor estranha para um sal ao carvão ativado de sua composição. Usado, sobretudo, para decorar pratos com ingredientes de cor clara.
3. Sal Alaea Rouge do Havaí - Também da ilha de Molokai, ganha sua cor terracota por causa da argila vulcânica "Alaea". Seu gosto lembra a da avelã tostada.
4. Sal Murray River da Austrália - Colhido nessa região após evaporação natural, tem uma textura crocante e é muito aromático, excelente para peixes e frutos do mar.
5. Sal rosa do Himalaia - Sua cor é rosada com tons de laranja. É extraído de uma mina nos contrafortes do Himalaia, perfeito para ser moído na hora. Também vem em gemas para serem raladas
Alguns deles são encontrados em Recife, através da Kook, na Casa dos Frios, RM e Zahil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário