Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Absolut limited.

A Absolut lançou uma garrafa de cristal produzida pela dupla Skogsberg&Smart, dois dos maiores artesãos suecos. A novidade foi projetada numa fábrica de vidros Reijmyre, no sul do país europeu.

O kit Absolut Cristal conta a bebida e dois copos feitos a mão em uma mala de couro.

No Brasil estarão disponíveis apenas seis dos 800 kits produzidos, que serão vendidos nos Free Shops dos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. O valor dos produtos é de U$ 1.400,00.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Stella Limited.

Uma das cervejas mais apreciadas no mundo, a Stella Artois traz ao Brasil sua edição especial de fim de ano. Parte de uma ação global, a bebida será lançada em vários países, como Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Argentina, Rússia e Canadá.

Em formato similar ao de uma garrafa de champagne, rotulada com sleeve e fechada com rolha, gabieta e capuz, a nova garrafa pode ser encontrada em embalagens individuais de 750 ml e em caixa com seis garrafas. A edição comemorativa de Stella Artois celebra a história da marca, criada em 1366, em Leuven, na Bélgica, especialmente para brindar as festas natalinas.

Importado da Bélgica, o produto chega ao Brasil em pontos selecionados nessa semana.

Cardápio novo na TAM.

Os irmãos espanhóis Javier e Sergio Torres, chefs premiados com uma estrela Michelin, elaboraram a nova carta de bordo da companhia aérea TAM, dando a ela um toque "tipicamente mediterrâneo".

Os mais de 500 pratos, entre entradas, principais e sobremesas, que compõem o novo cardápio idealizado pelos irmãos gêmeos - que, além de restaurantes na Espanha, possuem dois no Brasil - começarão a ser servidos nos aviões da companhia a partir de 10 de janeiro.

Camarões ao pesto com limão e chicória, lombo em crosta de pão e ervas ao molho de mostarda e verduras ou costela de cordeiro com azeite de alecrim acompanhada de polenta cremosa e tomate ao provençal são algumas das ofertas culinárias para a primeira classe.

Os passageiros de classe executiva poderão degustar pratos como o filé de badejo com abobrinha marinado em azeite com manjericão servido com risoto de cogumelo ou o filé de frango em crosta de azeitonas negras e pinhões com arroz aromatizado com limão e aspargos verdes.

Já a classe econômica terá receitas como a salada de alface, abobrinha e azeitonas, a caçarola de carne com cenoura e alecrim servida com purê de batatas e abobrinha ou o filé de frango com molho demi-glace com tomilho e arroz com gergelim e verduras.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Grão Superpoderoso.

O amaranto está ganhando fama de superalimento.

A planta, da região andina, pode ser aproveitada desde as folhas até os grãos e é cheia de proteínas.

Segundo dados da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o amaranto tem valor nutricional equivalente ao do leite, da carne e dos ovos. Seus grãos têm grande proporção de proteínas (15%), gorduras e minerais, além de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano, como a lisina.

Pesquisadores também têm relacionado o consumo do amaranto à redução do colesterol ruim no sangue. Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas.O amaranto também serve de ingrediente em pães, bolos e biscoitos, substituindo um terço das farinhas da receita original. Para fazer a farinha em casa, é só moer os grãos no liquidificador.

O grupo de pesquisas da nutricionista Lilian Vaz, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tem tido ótimos resultados com esse tipo de substituição. Os produtos são bem aceitos e ficam com melhores teores de fibras, cálcio, ferro e nutrientes.

Dica: Também dá para fazer pipoca de amaranto. Basta jogar uma colher de chá de grãos na frigideira pré-aquecida. Depois de 30 segundos, começam os estouros.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bar Boy by Moët & Chandon.

A Moët & Chandon acaba de lançar na Europa – e promete a novidade para o próximo ano no Brasil – um acessório realmente charmoso. É o Bar Boy, versão atual de uma famosa peça do arquiteto dinamarquês Verner Panton, criada em 1963 e considerada uma das mais inventivas dos últimos 50 anos. Com ela, três champanhes Grand Vintage.

Revestido com laca negra e interior em couro, o Bar Boy é um espetacular brinquedo adulto, com rodinhas e três divisões:

- na inferior, compartimento refrigerado capaz de levar uma garrafa a 10º C em 15 minutos;

- na intermediária, quatro taças especiais para champanhe criadas especialmente pela famosa marca austríaca Riedel;

- em cima, gaveta com acessórios e placa superior para a degustação das três preciosidades que acompanham o Bar Boy: Moët & Chandon Grand Vintage 2002, Grand Vintage Collection 1992 e Grand Vintage Collection 1982.

Um mimo de preço ao redor de 3.500 euros, que deve ser encomendado diretamente à maison Moët & Chandon.

Cuervo Premium

A destilaria Jose Cuervo, líder mundial no mercado das tequilas, acaba de lançar no Brasil o rótulo ultra premium de sua linha da bebida. A Jose Cuervo Platino - Reserva de La Familia é considerada a tequila silver – que não passa por processo de envelhecimento – de melhor sabor do mundo.

As reservas da família Cuervo, de safras especiais, são guardadas pelo clã para consumo próprio e para presentear os amigos. Por esse motivo, o novo rótulo é exclusivo, fabricado a partir de métodos especiais – e secretos. Os Cuervo não revelam as técnicas utilizadas, embora se saiba que são utilizados apenas os miolos dos mais maduros Agaves Azuis, planta da família dos lírios utilizada na produção da bebida.

Como os Agaves Azuis demoram de 8 a 10 anos para serem colhidos, a safra é extremamente limitada. De caráter artesanal, as garrafas de vidro azul são mergulhadas em cera, seladas com o brasão da família e numeradas: tudo manualmente, assim como a caixa, que também é feita à mão.

Dentro de toda essa embalagem elaborada, uma bebida transparente com reflexos prateado e notas frutais e de temperos diversos, como baunilha, cravo, anis, damasco, laranja tornam o sabor da tequila especial.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Receita do Dia.

A receita de hoje é criação do querido amigo César Santos. Nosso embaixador da gastronomia pernambucana para o mundo. Ultimamente o corte "jarret" está em moda na gastronomia, então ele pernambucanizou o jarret e criou a canela de cabrito, apresentando no evento Prazeres da Mesa Ao Vivo Recife e levando a capa da edição.

Três purês arretados de bom e canela de cabrito
4 porções

50 g de mix de pimenta em grão
2 litros de vinho tinto;
4 colheres (sopa) de molho inglês;
4 colheres (sopa) de mostarda
8 dentes de alho picado;
4 canelas de cabrito;
4 ramos de alecrim
4 folhas de louro;
4 anis-estrelado
2 talos de salsão picado;
2 canelas em pau;
2 cebolas roxa;
1 cenoura grande em cubos;
1 talo de alho-poró



Purê de batata-doce com castanha

400 g de batata-doce cozida e amassada
200 g de castanha de caju
200 g de manteiga;
200 g de creme de leite



Purê de beterraba com suco de laranja

4 beterrabas cozidas e descascadas
Suco de 4 laranjas;
2 batatas-inglesas cozidas e descascadas;
1 colher (sopa) de manteiga;
1 talo de baunilha



Purê de macaxeira com queijo de coalho

400 g de macaxeira cozida e moída
100 g de queijo de coalho ralado
150 ml de leite;
2 colheres (sopa) de manteiga;
Sal a gosto



Canela de cabrito

1 Faça uma marinada em um bowl com todos os temperos, as especiarias, 1 litro do vinho e tempere com sal a gosto. 2 Junte as canelas de cabrito e deixe marinar de um dia para outro coberto com papel filme. 3 Em um tabuleiro, arrume as canelas de cabrito com a marinada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno a 150 °C por 4 horas; não deixe a marinada secar e, se necessário, acrescente água morna e deixe até ficar macia. 4 Retire do forno, separe a canela do cabrito e reserve. 5 Leve ao liquidificador todo o molho que ficou no tabuleiro e bata bem; passe por uma peneira, leve ao fogo e, quando esquentar, adicione 1 litro de vinho e deixe cozinhar até virar um molho consistente. 6 Acrescente a canela de cabrito.



Purê de batata-doce com castanha

1 Cozinhe a batata-doce sem casca e amasse, ainda quente, com manteiga. 2 Acrescente o creme de leite, misture bem e adicione a castanha de caju bem quebradinha; acerte o sal.


Purê de beterraba com suco de laranja

1 Cozinhe as beterrabas junto com as batatas, descasque, junte o suco de laranja e leve para cozinhar novamente. 2 Acrescente os talos de baunilha, a manteiga e deixe ferver. 3 Retire os talos de baunilha e passe no liquidificador.


Purê de macaxeira com queijo de coalho
1 Coloque a macaxeira já moída em uma panela e leve ao fogo com manteiga, leite e o queijo ralado; misture bem até formar uma massa homogênea, desligue o fogo; reserve.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sais Exóticos

O sal, simples sal branco recebido pelos soldados romanos por suas proezas nos campos de batalha – daí a expressão salário – sofisticou-se. Hoje, além de outros sais naturais descobertos mundo afora – negro, vermelho, rosa, marrom e outros – há um grande número de sais aromatizados: com trufas, ervas, pimentas, cogumelos, cacau, baunilha e até com vinho, fazendo a festa de chefs profissionais e amadores. Destaco aqui os sais considerados os mais exóticos e interessantes do mundo.

1. Flor de sal de Guérande - Colhido após se cristalizar na superfície das salinas dessa região ao Sul da Bretanha, na França, é o sal mais famoso de todos, conhecido pela finesse de seu sabor.

2. Sal negro do Havaí - Procede da ilha de Molokai e deve sua cor estranha para um sal ao carvão ativado de sua composição. Usado, sobretudo, para decorar pratos com ingredientes de cor clara.

3. Sal Alaea Rouge do Havaí - Também da ilha de Molokai, ganha sua cor terracota por causa da argila vulcânica "Alaea". Seu gosto lembra a da avelã tostada.

4. Sal Murray River da Austrália - Colhido nessa região após evaporação natural, tem uma textura crocante e é muito aromático, excelente para peixes e frutos do mar.

5. Sal rosa do Himalaia - Sua cor é rosada com tons de laranja. É extraído de uma mina nos contrafortes do Himalaia, perfeito para ser moído na hora. Também vem em gemas para serem raladas

Alguns deles são encontrados em Recife, através da Kook, na Casa dos Frios, RM e Zahil.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UNESCO reconhece a mesa francesa.

Nunca antes a prática em torno dos alimentos e da cozinha havia sido reconhecida assim. Reunido em Nairóbi, Quênia, o Comitê Intergovernamental da UNESCO reconheceu no dia 16 de novembro de 2010 que o jeito de comer dos franceses é, sim, um elemento de civilização.

O interessante é que não se trata de premiar a cozinha francesa como tal, mas a forma como os habitantes do país se comportam à mesa, o seu ritual caracterizado pela sequência de entradas, pratos, queijos e sobremesas, servidos com louças, talheres e taças adequados, com especial atenção à apresentação e à harmonia com os vinhos. E até mesmo a preocupação em distribuir bem os convivas à mesa, com aquelas plaquinhas indicando o nome e o lugar onde devem se sentar. Tudo contribuindo para o prazer de todos e valorizando o que chamam apropriadamente de l’art de la table.

Para a Unesco, isso reflete “um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito pela diversidade cultural e a criatividade humana.” Isto é, a refeição gastronômica estimula o círculo famíliar e consolida os amigos, reforçando os laços sociais.

Jean-Robert Pitte, presidente da Universidade de Paris IV - Sorbonne - e da Missão Francesa do Patrimônio e Culturas Alimentares (MFPCA), fez esta definição: "A refeição gastronômica é parte da identidade profunda do povo francês. Ela existe em muitos outros países. Mas nós temos uma forma específica de gastronomia, com esse casamento de comida e vinho, a sucessão de pratos, esta maneira de pôr a mesa, de falar sobre a gastronomia, que são especificamente francesas".

Petrossian no Brasil.

“Teremos uma boutique Petrossian no Brasil”, confirma o empresário Toninho Abdalla. A notícia ganha importância quando se sabe que a luxuosa maison só tem lojas em Paris e Nova Iorque. Por aqui, a unidade será aberta no Shopping Cidade Jardim. “Haverá espaço de degustação com poucas mesas dentro e fora da loja”.

As joias comestíveis farão parte do portfólio de “123 produtos que estão sendo registrados um a um para entrarem no Brasil, inclusive foie gras”, complementa Abdalla. Daqui, os grãos negros ganharão a América do Sul sob a supervisão de Abdalla e seu sócio, Joseph Tutundjian.
De quatro séculos antes de Cristo até os anos loucos da Belle Époque de Paris, as ovas de esturjão mexeram com a cabeça do imortal filósofo Aristóteles, que as mencionou em seus escritos, e agitaram as noites regadas a champanhe na capital francesa. E foi a partir desse período efervescente, no início do século passado, que o caviar ganhou definitivamente o status de estrela indispensável nas melhores festas.

Seu ar de nobreza tomou conta de Paris sob o impulso das famílias principescas e dos grandes negociantes russos que fugiam da revolução bolchevique de 1917. E, principalmente por meio da Petrossian, a arte do caviar ganhou as mesas mais refinadas, tornando-se símbolo absoluto do luxo a partir de 1920, quando se estabeleceu em Paris.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Veuve Cliquot Fridge.

A maison francesa Veuve Clicquot, acaba de lançar o Veuve Clicquot Fridge, uma geladeira de estilo retrô que pode ser levada a qualquer lugar ou deixada ao lado da adega como decoração.

Criado pelo escritório de design QSLD Paris, o estojo tem design vintage e remete às charmosas geladeiras dos anos 50. Ela abriga uma Veuve Clicquot Brut Yellow Label, com predominância de uvas pinot noir e toques de pinot meunier e chardonnay, garantindo o sabor do champagne mais cobiçado do planeta.

A Veuve Cliquot Fridge é prática e atrativa e está disponível nas cores amarelo e rosa. O preço sugerido? R$ 250,00. Um bom presente de natal.

SAC: 11.3062-8388

Sorvetes Garoto no verão.

A área de sorvetes da Garoto amplia sua linha para a temporada de verão, que é considerada a mais importante nesse segmento de mercado, e leva aos consumidores mais uma consagrada marca de chocolates para a versão gelada: Serenata de Amor (sabor Mousse).

Assim como o Serenata de Amor, comercializado desde a entrada da Garoto no segmento, em 2007, o principal lançamento da empresa para esta temporada também chega na versão cone e vem com sorvete de chocolate com recheio sabor Mousse, coberto com calda de chocolate, com ponta de chocolate em uma casquina de biscoito, salpicado por pedacinhos de chocolate.

Os outros dois lançamentos da Garoto ficam por conta do Talento Avelã e Talento Castanha do Pará, que prometem agradar os consumidores com seus novos tamanhos (55g e 56g, respectivamente), desenvolvidos especialmente para atender às expectativas do cliente.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Receita do Dia.

A receita do dia de hoje é do leque de gostosuras comfort food, da arquiteta e chef de cozinha mais bacana da cidade. Madá comanda seu Just Madá na Galeria Centro Sul, em Boa Viagem,  e com certeza é um dos lugares mais aconchegantes e intimistas da cidade.

Arroz de cartola com pixaim de parma
4 porções


Pixaim
200 g de presunto tipo Parma cortado em chiffonade

Confit de cheiro-verde
1 molho de coentro picado
1 molho de cebolinha picado
1 dente de alho pequeno cortado em brunoise
Azeite e sal grosso a gosto

Caldo
1 litro de água
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro

Arroz
200 g de arroz agulhinha
200 g de queijo de coalho curado
100 ml de cachaça
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
2 cebolas médias picadas em brunoise
2 dentes de alho finamente picados
1 canela em pau
1 banana-da-terra não muito madura cortada em cubos médios
Canela em pau, cebolinha e flores comestíveis a gosto

Pixaim
Leve o Parma cortado ao forno aquecido até ficar crocante (cerca de 20 minutos).


Confit de cheiro-verde
Misture tudo e deixe descansar na geladeira.

Caldo
Triture tudo no liquidificador e leve ao fogo baixo deixando ferver levemente.

Arroz
1 Faça um refogado com o alho, a cebola, o louro e o azeite. 2 Acrescente o arroz e salteie levemente. 3 Junte a cachaça e mexa até evaporar. 4 Acrescente a metade do caldo quente do cozimento e mexa levemente. 5 Vá acrescentando caldo, aos poucos, até atingir o ponto de cocção. 6 Desligue e acrescente a manteiga, o queijo de coalho; mexa vigorosamente. 7 Acrescente a banana frita junto com a canela e tampe a panela por alguns minutos.

Montagem
1 Faça um leito com o confit de cheiro-verde, disponha o arroz e cubra com o pixaim. 2 Decore com um pedaço de canela, uma haste de cebolinha e uma flor.

Le Bar 228.

Le Bar 228, no Grand Hotel Le Meurice em Paris, é ocupa o  topo da cidade nas listas de "Melhor bar".

A razão pode ser os maisde 50 tipos de whisky na lista ou os 300 coquetéis especiais disponíveis, incluindo o "228" ou o " Starcky "O que nos leva convenientemente a outra razão possível:. Interiores opulentos e masculinos, bem desenhados por Philippe Starck. Além disso, existe todo o charme e glamour de fazer parte de um dos hotéis mais luxuosos da cidade, que durante dois séculos tem sido um dos hotéis mais elegantes de toda Europa.

Os bem-nascidos e famosos que moram ou visitam a cidade, batem ponto lá antes da balada. Ou seja, se tiver visitando a cidade, não perca. Só chegue cedo pois o lugar não aceita reservas.

Festival Gastrô do Olinda Arte em Toda Parte.

O Olinda Arte em Toda Parte tem o prazer de apresentar uma novidade para o público este ano e começa hoje. Nesta primeira década do projeto, 14 restaurantes de Olinda realizam menu fechado com entrada, prato principal e sobremesa, a um preço convidativo. Artistas Plásticos são homenageados e levam nomes de menu, os contextos e pontos da cidade também são referências e viraram nomes de pratos.

As opções passeiam na diversidade artística da Cidade Alta, caminha pelo regional da Oficina do Sabor, nos peixes e camarões do Beijupirá, na cartola e pizzas do Blue´s Bar, no francês do Maison Bonfim, no pato ou filé do Châteaux Brillant, no spaghetti com almôndegas do italiano Don Francesco. Na Praça de São Pedro, a Creperia tradicional nos crepes, oferece prato com camarões e sorvete com banana caramelada. Ao passar pelos Quatro Cantos, a Pousada tem uma moqueca de camarão e na Rua de São Bento, um bacalhau à moda Maria, no Tribuna.

Os Peixes e frutos do mar do Patuá não ficam de fora e o Peixe ao Gomes da Sé do Olinda Arte e Grill convidam a uma bela vista da cidade Alta. Uma pausa pode ser feita na Orla e os pratos do Capitania e Costeiro serem saboreados e para encerrar o passeio gastronômico um café gelado e menu no charmoso Estação Café.

E antes de ir embora,vale a pena lembrar o Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade, a tapioca de Olinda. Regada a uma bela vista, da tradicional Igreja da Sé.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Brigadeiro by Herchcovitch.

Um dos mais famosos estilistas brasileiros, Alexandre Herchcovitch, aventurou-se na gastronomia francesa, em uma iniciativa que reunirá designers dos quatro países emergentes conhecidos como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Herchcovitch, que já apresentou suas coleções em Paris e agora desfila em São Paulo e em Nova York, criou para o histórico Café de la Paix, em frente à Opera de Paris, uma sobremesa que reúne a cozinha brasileira e a francesa. Os desenhos do estilista são de vanguarda atraem uma clientela internacional.

Batizado de "French Brigadeiro", a sobremesa, que será servida entre janeiro e maio do ano que vem por 14 euros, recria um dos doces mais típicos do Brasil, eterno favorito das festas de aniversário, destacou Herchcovitch durante a apresentação de sua criação gastronômica.
A iguaria de chocolate leva leite condensado e manteiga, e o estilista misturou ainda claras de ovo batidas para dar mais leveza.

Depois do brasileiro, será a vez do russo Valentin Yadashkin criar uma sobremesa. Depois, o indiano Manish Arora e o chinês Franloe Xie inventarão seus pratos.

Rótulo Mouton Rothschild 2008

O Chateau Mouton Rothschild acaba de revelar o seu rótulo para a safra 2008. O artista responsável será pintor chinês Xu Lei.

Xu é hoje diretor artístico do museu de arte e da galeria de arte contemporânea de Pequim.

Para a nova versão, ele reformulou o emblema Mouton clássico com um delicado desenho a tinta permanente que retrata a famosa ovelha entre as duas metades da lua.

"O desenho mostra o papel de um grande vinho como um elo entre povos e culturas, de um hemisfério para o outro", opina o Chateau.

Os preços para Mouton 2008 aumentaram nas últimas semanas na esteira do esperado anúncio.